[03/04/2008 12:03:44] Vereador Natalini luta pelo meio ambiente

Vereador Natalini luta pelo meio ambiente

Você já ouviu falar sobre água de reuso? Já viu os caminhões da Sabesp circulando pelas ruas? É um projeto bem interessante, que tem o objetivo de reduzir o consumo de água em São Paulo – cerca de 170 litros diários por pessoa.

 

É mais uma medida nascida da responsabilidade social do vereador Gilberto Natalini (PSDB). Elaborada em 2002, a lei 13.309 de 31/01/02, dispõe sobre a utilização de águas provenientes das Estações de Tratamento de Esgoto para a lavagem de logradouros públicos, como calçadas e praças, e para a irrigação de

jardins e campos de futebol. "É como se fosse uma ´reciclagem´ de água", compara Natalini. Diversos caminhões da Sabesp são alocados em vários cantos da cidade – desde os bairros até a região central.

Ao propor essa Lei, Natalini foi impulsionado por dados alarmantes: o brasileiro consome uma quantidade de água cinco vezes maior do que a indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ao mesmo tempo em que um quinto da população mundial sofre com a escassez.

A postura ecologicamente correta de Natalini traz mais para São Paulo. Também em 2002, o vereador criou a lei 13.319 de 06/02/2002, que determina o plantio de árvores em estacionamentos com mais de 100m². É uma maneira de pontilhar com verde a enorme massa cinzenta de concreto em que se transformou a nossa cidade.

E o que fazer com os troncos e folhas retirados nas podas de árvores? Foi essa dúvida que motivou Natalini a criar mais um projeto de lei em prol do meio ambiente. É dele a proposição do PAMPA – Programa de Aproveitamento de Madeira de Poda de Árvores (PL 0300/2007). Mensalmente, são 3500 toneladas de resíduos provenientes das podas.

Os troncos poderão ser transformados em combustível e lenha, além de servirem como matéria prima para a confecção de cabos de ferramentas e utensílios em geral. Enquanto isso, folhas e galhos mais finos servirão de adubo para praças e jardins. Mais uma vez, Natalini emprega o conceito de "reciclagem", agora de troncos e folhas.

Discutindo o meio ambiente

Apesar da ação, do "fazer-acontecer" ser fundamental, o vereador também acredita na importância do debate, da discussão, da disseminação de conhecimentos e da conscientização popular.

É por isso que, há sete anos, Natalini conduz a Conferência Municipal de Produção Mais Limpa (P+L). Todo ano, o evento reúne profissionais da área de tecnologia e meio-ambiente, população e administradores públicos para discutir a promoção de um desenvolvimento sustentável na capital.

 

Mesa de Abertura da 6° Conferência Municipal de Produção Mais Limpa, realizada em 22/08/2007 no Memorial da América latina

Neste ano, a P+L chega à sua sétima edição, com o tema "O Etanol e a Cidade de São Paulo: suas perspectivas e oportunidades’ (Clique aqui e faça sua inscrição gratuitamente)

Estatísticas recentes apontam que a frota paulistana atingiu a marca de seis milhões de veículos – número que tende a crescer diariamente. Cresce também a quantidade de poluentes emitidos: por ano, são cerca de 70,6 mil toneladas de dióxido de carbono.

A Conferência, que acontece em 21 de maio, das 8h às 16h, no Parque Anhembi, discutirá as vertentes sociais, ambientais e econômicas do biocombustível, que, além de se apresentar mais vantajoso na relação custo/benefício, participa expressivamente da economia brasileira.

É por isso que Gilberto Natalini se destaca como um parlamentar realmente preocupado com as questões sociais, não apenas as de efeito imediato, como também as de longo prazo, como o meio ambiente. Além de proporcionar boas condições para a população – ruas livres de sujeira e moradias afastadas da poluição – o vereador também pensa ações que repercutam no futuro de maneira bastante abrangente, como pede a atual luta pelo meio ambiente.

About natalini