[06/03/2008 09:00:21] Nova CPTM: a cidade agradece

Nova CPTM: a cidade agradece

Na segunda-feira (03/03/08), numa solenidade com a presença do governador José Serra, entrou em operação o primeiro dos 99 novos trens entregues pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A nova composição vai circular pela Linha C-Esmeralda (Osasco-Autódromo) e tem capacidade para 1200 usuários em quatro vagões.

A aquisição dos novos trens faz parte dos investimentos do Governo para transformar as linhas da CPTM em uma espécie de "metrô de superfície": a mesma agilidade e eficiência, por um custo menor de implantação. Estão em movimentação investimentos da ordem de R$ 17 bilhões.

Especialmente para a Linha C serão destinados outros 12 novos trens ainda em 2008. Com eles, serão gerados 800 novos empregos, diretos e indiretos. Para as regiões de Pinheiros e Butantã será uma benfeitoria e tanto.

A população será privilegiada com mais agilidade nas linhas da CPTM, cujas estações Vila Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros e Hebraica-Rebouças são as de maior influência. O tempo de espera entre um trem e outro, atualmente de seis minutos, será menor.

O conforto é outra questão que a nova composição vem contemplar. Com ar-condicionado, som ambiente, assentos estofados e vidros com proteção aos raios ultravioletas, a viagem certamente será mais agradável.

Além de melhorar o transporte para os 130 mil passageiros que circulam pela Linha C diariamente, os novos trens são também um alento para quem trafega pelas ruas. É que com mais eficiência, a CPTM tende a se tornar uma alternativa cada vez mais viável a quem prefere poupar o tempo e a paciência que as horas no trânsito costumam consumir.

O meio ambiente é outro que agradece. Com uma frota de seis milhões de carros São Paulo é foco de fatores com influência direta no aquecimento global. Estima-se que a emissão de monóxido de carbono seja de 70,6 mil toneladas ao ano na capital. Com menos carros em circulação, e mais pessoas optando pelo transporte metroferroviário, é possível buscar uma redução considerável na emissão de poluentes.

Gilberto Natalini, médico e vereador (PSDB)
natalini@natalini.com.br

About natalini