[06/05/2009 16:57:21] Parque Orlando Villas Boas vai mudar a face da regiao

Noite de debates na Lapa
Parque Orlando Villas Bôas vai mudar a face da região

Nesta terça-feira, 5, na Lapa, foi realizada audiência pública para discutir a instalação do Parque Orlando Villas Bôas (Projeto de Lei 0558/2004, de autoria do vereador Gilberto Natalini) no terreno antigamente ocupado pela Usina de Compostagem de Lixo.

Com a presença do vereador Natalini, da subprefeita Soninha Francine, de representantes da Cetesb, das secretarias do Verde e Meio Ambiente, Coordenação de Subprefeituras, da Limpurb, do Ministério Público e da comunidade local, discutiu-se o projeto do novo espaço e seu cronograma de implantação.

Trata-se de um passo definitivo para que a região da Lapa conquiste seu primeiro parque público – uma reivindicação antiga, principalmente se levarmos em consideração a luta da comunidade pelo fechamento da Usina de Compostagem.

A iniciativa se mostra importante dentro do contexto atual da Lapa, que se desenvolveu como um dos principais pólos industriais da cidade. Aos poucos, a região foi se transformando até se configurar num dos bairros residenciais mais valorizados da capital.

Hoje, a região conta com 480 mil habitantes, em uma área de 40,1 km². Ostenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano e suas taxas de emprego são maiores que a média municipal.

Para o vereador Gilberto Natalini, autor da Lei de criação do parque e também um dos responsáveis pelo encerramento das atividades da Usina, em 2004, “considerando o caráter altamente familiar que a Lapa adquiriu nos últimos anos, com grande quantidade de crianças, um parque municipal na região é imprescindível para a melhoria da qualidade de vida da população, sem contar a valorização urbana e imobiliária”.

O projeto apresentado à comunidade é de autoria do arquiteto André Graziano, coordenador de áreas verdes da Prefeitura, a quem parabenizamos pela excelência do trabalho. Também merecem os nossos parabéns a subprefeita Soninha, pela iniciativa da audiência pública, além dos representantes públicos e os moradores que participaram.

Uma segunda audiência pública será marcada, com objetivo de definir os parâmetros do projeto apresentado.

Para o vereador Natalini, “foi um dia em que todos os moradores da Lapa e paulistanos em geral têm motivos de sobra para comemorar”.

Noel Villas Boas, filho do sertanista Orlando: família vai oferecer acervo para o memorial Vereador Natalini entre a subprefeita Soninha e o arquiteto Andre Graziano

O público participou ativamente da audiência pública: democracia O parque de 54 mil metros quadrados terá esporte, lazer e cultura: respeito ao Meio Ambiente

About natalini