[11/09/2007 19:17:25] Prefeitura apresenta na Camara a Operacao Defesa das aguas

Prefeitura apresenta na Câmara a Operação Defesa das Águas

Edsom Ortega, coordenador da Operação Defesa das Águas, fez na quarta-feira, 05/09/2007, uma apresentação sobre o programa na Câmara Municipal de São Paulo. Ortega explicou a cerca de 60 pessoas presentes qual o objetivo e como se desenvolve a Operação, lançada no dia 22 de março na zona Sul da Cidade e em junho na zona Norte.

A Operação Defesa das Águas consiste num conjunto de medidas tomadas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado com a finalidade de proteger, recuperar e urbanizar as áreas de proteção ambiental situadas nas margens das represas Billings e Guarapiranga e na Serra da Cantareira. Ortega fez a apresentação a convite do vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão de Estudos sobre as Causas e Efeitos do Aquecimento Global na cidade de São Paulo.

A apresentação durou uma hora e depois o coordenador da Operação respondeu a perguntas dos presentes e ouviu sugestões feitas por organizações não governamentais e pessoas interessadas em ajudar o poder público a conter as invasões nas áreas de mananciais e da Serra da Cantareira.

Uma das questões apresentadas durante o debate foi a respeito das ações de demolições de casas construídas em áreas de proteção e o destino dado às famílias desalojadas.

Ortega fez uma longa apresentação de todos os investimentos já feitos na área (além dos que serão feitos até o fim do ano que vem), no sentido de regularizar loteamentos, urbanizar as áreas que necessitem de tais melhoramentos, limpar e retificar córregos, e recuperar as faixas de terra já degradadas pela ocupação irregular.

Segundo Ortega, desde março até agora já foram demolidas cerca de 500 casas construídas irregularmente nas zonas Norte e Sul e outras ainda serão derrubadas, com a finalidade de proteger os mananciais que fornecem água potável para a população de São Paulo. E lançou um alerta: que a população, antes de adquirir terrenos e construir suas casas, se certifique de que o loteamento não está situado em zona de proteção, do contrário, as casas serão demolidas, ocasionando perda do dinheiro e materiais empregados. E aqueles que forem enquadrados em crime ambiental estarão sujeitos a penas de multa e até prisão.

About natalini