[16/04/2008 09:39:07] Santo Amaro comanda projeto piloto de podas de arvores

Santo Amaro comanda projeto piloto de podas de árvores

É realmente um incômodo quando as árvores nas calçadas ficam cheias demais, com galhos longos e folhas caindo por toda a parte. Para evitar esses transtornos, a subprefeitura realiza podas periódicas. Mas o que fazer com as três toneladas e meia de troncos e folhas resultantes das podas todos os meses? O vereador santamarense Gilberto Natalini tem a resposta. É dele o Projeto de Lei nº 0300/2007, que institui o PAMPA – Programa de Aproveitamento de Madeira de Poda de Árvores.

A idéia é reaproveitar os resíduos das podas, minimizando os efeitos do desmatamento e otimizando a vida útil dos aterros – que recebem os galhos e folhas. Enfim, o que Natalini pretende é gerar benefícios econômicos e ambientais para a cidade.

Os galhos deixam de ser meramente "sobras" para se constituir em matéria prima para a confecção de adubo e resíduos orgânicos como carvão – os populares "brickets" – utilizados em fornos de cerâmicas, olarias, pizzarias, padarias, churrascarias e lareiras, com um potencial energético cinco vezes maior.

Aqui em Santo Amaro, numa iniciativa que tem apoio do subprefeito Geraldo Mantovani, do secretário Andrea Matarazzo e do prefeito Gilberto Kassab, está em funcionamento o projeto piloto que definirá a implantação do PAMPA. O equipamento que processará os resíduos está em fase de testes e, com tecnologia nacional, tem-se mostrado bastante eficiente.

 

Vereador Gilberto Natalini e Geraldo Mantovani acompanham teste do novo equipamento da subprefeitura: meio ambiente e sociedade civil agradecem

O PAMPA ainda tem um pé na área social. Mesmo não podendo vender os produtos resultantes do processamento, a prefeitura estará autorizada a repassá-los para ONGs. "A renda obtida será revertida para programas sociais", diz Natalini. Meio ambiente e sociedade civil agradecem.

About natalini