[16/05/2008 09:19:04] Sao Paulo ambientalmente sustentavel

São Paulo ambientalmente sustentável

Nesta quarta-feira, 21 de maio, a Conferência Produção Mais Limpa (P + L) chega à sua 7ª edição, com o tema "O Etanol e a Cidade de São Paulo: suas perspectivas e oportunidades". Iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP), o evento, a ser realizado a partir das 9h, no Anhembi (informações), reúne especialistas, cidadãos e poder público em torno da viabilização de um desenvolvimento ambientalmente sustentável para a cidade de São Paulo.

Nesta entrevista, Natalini fala sobre a Conferência P + L – seus objetivos, suas conseqüências, suas expectativas.

Na qualidade de presidente da Comissão de Estudos sobre Aquecimento Global da Câmara de Vereadores, Natalini visita o edifício ´sustentável´ Rocha Verá, da Construtora Tishman, ao lado do Shopping Morumbi: boas práticas também na iniciativa privada

Como nasceu a idéia da Conferência P + L?
Natalini: Temos como molde o conceito de "produção mais limpa", desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. É uma estratégia preventiva que permite que as empresas aumentem a eficiência dos recursos naturais, através da minimização ou reciclagem dos resíduos gerados – ou seja, como produzir mais poluindo menos. Em 2002, decidimos organizar um ciclo de debates para abordar temas dentro desse conceito.

Qual é a importância da Conferência P + L?
Natalini: Há sete anos, debatemos temas de muita pertinência numa época em que muito se fala sobre preservar o meio ambiente. Além de promover uma conscientização, a P + L também tem o objetivo de discutir medidas viáveis para contornar o problema ambiental em nível municipal. O diferencial da Conferência é que procuramos atingir todo tipo de público – estudantes, leigos, especialistas, políticos, empresários.

Por que a escolha do tema "Etanol" para a sétima edição da P + L?
Natalini: O uso dos biocombustíveis é um assunto atual que tem sido muito discutido. O Brasil tem um grande potencial para a produção do etanol a partir da cana-de-açúcar, o que pode impulsionar a economia mundial. Ao mesmo tempo, a cidade de São Paulo vê sua frota atingir marcas alarmantes e a maioria dos veículos faz uso de combustíveis muito poluentes como gasolina e diesel. Abordando aspectos econômicos, sociais e ambientais, a P + L buscará esclarecer questões sobre a viabilidade, as vantagens e as particularidades do etanol. Este ano, queremos fazer uma crítica à Petrobras, que, em desrespeito à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), nega-se a reduzir as partículas de enxofre, altamente poluidoras e cancerígenas, no óleo diesel dentro do prazo.

Quais foram os resultados obtidos pelas edições anteriores da P + L?
Natalini: A Conferência já abordou temas como o aquecimento global, a utilização do espaço urbano e a questão dos resíduos sólidos. Da P +L nasceram idéias que hoje estão sendo colocadas em prática. Fazendo uso do conceito de "reciclagem", temos a reutilização de água não-potável para a lavagem de espaços públicos e irrigação de jardins e o reaproveitamento de material proveniente de demolições para asfaltar ruas.

About natalini