[18/10/2007 17:13:16] Terreno de usina vai virar parque

Terreno de usina vai virar parque

Usina fechou as portas por reivindicações dos moradores; projeto de lei do vereador Natalini está em vias de ser aprovado

Em funcionamento desde 1974, a Usina de Vila Leopoldina, na Lapa (Zona Oeste), encerrou suas atividades no segundo semestre de 2004. A Usina realizava processos de compostagem de lixo urbano, que produz adubo agrícola a partir de material orgânico. Há anos, a população local vinha reclamando do acúmulo de lixo em áreas inadequadas e do odor desprendido pela usina.

Em abaixo-assinado encaminhado à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), o Movimento Popular de Vila Leopoldina exigiu o fechamento da Usina, com o respaldo de mais de seis mil signatários. Antes, a CETESB já havia registrado 550 reclamações da população vizinha e 25 autuações.

Depois que a Prefeitura determinou o fim das atividades da Usina, que costumava produzir 800 toneladas diárias de composto orgânico em uma área de 54 mil metros quadrados, os resíduos domésticos passaram a ser encaminhados para o Aterro Bandeirantes, também administrado pela Prefeitura.

Em dezembro de 2004, o vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP) apresentou um projeto de lei que pretende transformar o terreno antes ocupado pela Usina num parque chamado Orlando Vilas Boas. Aprovado em primeira votação pela Câmara, o projeto precisa agora passar por uma segunda para ir à sanção do prefeito Gilberto Kassab.

O prefeito, balizado pela boa aceitação do projeto na Câmara, publicou no dia 6 de outubro a Portaria 1042, determinando a formação de um grupo de trabalho para vistoriar as condições do terreno, a fim de confirmar a viabilidade da construção de um parque no local. Estão envolvidas também as Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente, de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras.

A aprovação do projeto conduzirá à construção do primeiro parque municipal da Lapa. Mais que lazer, a idéia é valorizar o entorno de Vila Leopoldina e oferecer mais qualidade de vida aos moradores, como resultado da ação conjunta entre população e governo.

About natalini