Há 35 anos, doze médicos recém-formados sonhavam em fazer a diferença na saúde das pessoas. Com o idealismo inerente aos inexperientes, buscavam levar o bem-estar a quem precisasse, sem esperar nada em troca. Encontraram na Igreja Bom Jesus do Cangaíba um lugar para exercer a profissão e realizar os desejos.
Na noite desta 6ª feira (10/12) realizou-se uma missa e uma cerimônia em comemoração a esses 35 anos de voluntariado. Estiveram presentes, além dos 3 médicos que continuam esse trabalho até os dias de hoje, Dr. Natalini, Dr. Francé e Dr. Nacime; o Prefeito Gilberto Kassab, Secretários Walter Feldman, Eduardo Jorge e José Mara Orlando, Dr. Adib Jatene, Dom Angélico, Dom Fernando Legal, Padre Luis e Padre Ticão, entre tantas outras autoridades e personalidades. O salão estava lotado, eram amigos, pessoas da comunidade do Cangaíba, frequentadores do atendimento,…
Ao longo dos anos, vários seguiram seus caminhos individuais e deixaram o voluntariado. Hoje, três continuam com o trabalho que conta com mais de 130 mil atendimentos: Dr. Gilberto Natalini, Dr. Nacime Mansur e Dr. Francé. Foi uma empreitada arriscada, árdua e juvenil, que trouxe benefícios aos médicos e a todo o bairro. Foram 35 anos de aprendizado e experiência com a comunidade do Cangaíba.
Juntos obtivemos várias conquistas pela saúde do morador do Cangaíba. Surgiu a Associação Popular de Saúde, cujo foco é a saúde e bem-estar de toda a população. Hoje em dia, a APS coordena desde atendimento médico até cursos de informática e inglês.
O atendimento não existiria se além dos médicos, não contássemos com o apoio dos nove voluntários, são eles: dona Adelina, Nega, Maria Borges, Coração, João Chile, Padres Luiz e Emérson, cujos esforços ajudaram a manter o voluntariado por tanto tempo, e os 130 mil pacientes que confiaram seu bem mais precioso a nós.
"Obrigado, Cangaíba, por permitir a três jovens médicos realizarem o trabalho de suas vidas. Somos eternamente gratos pelo acolhimento, pelo respeito e pela confiança conquistados ao longo desses 35 anos.", disse Natalini.
Que venham mais 35!