Avançam as articulações para a Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores da RMSP

Foi realizada em 15/08, às 10h00, no auditório Paulo Kobayashi, da Assembléia Legislativa, o 4ª Encontro Preparatório de Vereadores e Secretários Municipais de Meio Ambiente da Grande São Paulo para criação da Frente Parlamentar Ambientalista de Vereadores.
O tema vem sendo articulado a partir da proposta do Vereador Gilberto Natalini, inspirada na recente fundação de uma frente nestes moldes, na região de Sorocaba. O grupo de sígnatários do documento mobilizando vereadores e secretários é integrado por:
Gilberto Natalini – Vereador CMSP; Beto Tricoli – Dep. Est. e Pres. Comissão de Meio Ambiente da ALESP; Antonio Carlos Nery Pinho – Sec. Mun. Meio Ambiente de Mairiporã; Leda Aschermann – Sec. Mun. de Meio Ambiente de Itapecerica da Serra; Jussara de Lima Carvalho – Sec. Mun.de Meio Ambiente de Sorocaba & Pres. ANAMMA-SP; Sebastião Misiara – Pre. UVESP & Vice-Pres. União Vereadores do Brasil; Solange Wuo Ribeiro – Sec. Mun. Meio Ambiente de Salesópolis.

DSCN0135

A proposta vem sendo amadurecida pelos esforços dos seguintes atores: Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, Frente Parlamentar Ambientalista Estadual, ANAMMA (Assoc. Nac. Órgãos Municipais de Meio Ambiente), UVESP, (União dos Vereadores do Estado de S. Paulo), Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Mairiporã, Salesópolis e Sorocaba, Conferência P+L e Mudanças Climáticas de São Paulo,e muitos Vereadores e Secretários da região, com a ajuda ainda da Fundação SOS Mata Atlântica, que vem mobilizando políticos em todo país nesse sentido.
Esse movimento parte da constatação que a região mais rica do país, integrada por 39 municípios, é também a que enfrenta os maiores problemas ambientais em questões como a mobilidade urbana, saneamento, déficit hídrico, poluição atmosférica, destinação de RSU e entulho, entre tantos desafios. A superação requer o esforço conjunto das câmaras municipais em prol de uma agenda comum e do intercâmbio das boas práticas. É preciso ainda lograr o apoio das ONGs e dos secretários de meio ambiente para o sucesso da frente.
Assim é fundamental se criar um fórum permanente para que os temas sejam aprofundados e se encontrem soluções conjuntas, formas de apoio mútuo e de encaminhamento de reinvidicações que atendam a todos.
Na reunião se consensou que o caminho é um esforço concentrado no convite à adesão de mais Vereadores através de visitas às Câmaras das várias subregiões. O objetivo é lançar a Frente Parlamentar Ambientalista por ocasião da 12a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas no dia 04 de outubro no Memorial da América Latina.
Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, sendo 13 vereadores da RMSP e mais 6 de cidades próximas, além de vários secretários de meio ambiente. 17 Municípios enviaram representantes.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *