Câmara Municipal de SP realiza oficina sobre cuidador de idosos e apresenta o filme Envelhescência

Já somos 1 milhão e 500 mil idosos na cidade de São Paulo, estima-se que em 2050 esse número irá triplicar e ultrapassar o número de crianças. O envelhecimento não pode ser visto como um problema social e sim como uma conquista, por isso precisamos trabalhar para que as pessoas envelheçam com futuro. Precisamos avançar muito nas políticas públicas voltadas aos idosos, o poder público não está acompanhando o crescimento desse segmento da população. Nesse sentido o vereador Gilberto Natalini (PV), em parceria com a empresa APOIO realiza a Oficina Cuidador de Idosos, que conta com a participação de representantes da Secretaria do Trabalho e do SENAC.

unnamed (4)


“O número de idosos está crescendo a cada dia. Precisamos recebê-los bem, tratá-los bem, dar qualidade de vida a essas pessoas, para que vivam com felicidade e satisfação. Na última reunião da Comissão do idoso, que foi conjunta com a Comissão de Saúde, discutimos a nova Lei do código de obras que chegou na Câmara e acessibilidade. Eu presidi a CPI de acessibilidade, as calçadas da cidade são terríveis, principalmente para quem tem mobilidade reduzida, que é o caso dos idosos. Avançamos um pouco, mas falta muito. Continuaremos trabalhando pela qualidade de vida dos idosos, para que São Paulo torne-se uma cidade amiga dos idosos”, disse o vereador Gilberto Natalini.
Num mundo que envelhece progressivamente, o cuidado e o cuidar adquirem dimensões especiais. O “cuidar” passa a ser uma consequência da revolução da longevidade.
A DEMANDA POR CUIDADOS ESTÁ AUMENTANDO E A CAPACIDADE DA FAMÍLIA BRASILEIRA PARA CUIDAR DE SEUS MEMBROS IDOSOS MAIS DEPENDENTES ESTÁ REDUZINDO.

unnamed (2)

A partir desse quadro, tornou-se essencial a regulamentação da Lei que cria a profissão do cuidador do idoso. O projeto de lei Nacional encontra-se parado na Câmara Federal, mas na cidade de São Paulo, o vereador Gilberto Natalini é autor da Lei que cria o programa cuidador de idosos (LEI MUNICIPAL Nº 16.061 (13/08/2014)/ PROJETO DE LEI Nº 65 /12).

unnamed

“A qualificação do cuidador é muito importante, pois é um dos critérios principais para indicação. Apresentamos para as famílias 3 cuidadores, para que eles também possam avaliar”, disse Luciana Cavalcante, representante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo- CAT.
A programação do evento também conta com a apresentação do filme Envelhescência, dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, o longa metragem Envelhescência relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. Intercalado com comentários de especialistas (Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella) o filme sugere uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas. A apresentação desse filme, faz parte do programa Circuito Maior Idade, que é uma das plataformas de engajamento desenvolvidas pela Via Gutenberg a fim de ressignificar o papel da pessoa +60 na sociedade. O Programa tem o intuito de ampliar as possibilidades de realização e participação social do cidadão maior de 60 anos, a partir de vivências socioculturais e da promoção da saúde integral.
Serviço:
III Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo- Cidade Amiga dos Idosos
Oficina Cuidador de Idosos e Sessão de Cinema Filme Envelhescência
Data: 17 de outubro de 2015
Horário: 9h00 às 15h
Local: Câmara Municipal de SP- Plenário 1º de maio
Vd. Jacareí, 100- 1º andar

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *