Curso aborda as atribuições de um cuidador de idoso

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (26/10) mais uma edição do curso gratuito de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”. A profissão de cuidador de idoso ainda não é regulamentada e muito se debate sobre quais as funções que esse profissional deve ou não exercer dentro de uma casa de família.


Márcia Chorro dos Santos, uma das coordenadores do curso, explicou que o cuidador de idoso é um prestador de serviço, que é contratado pelo Código Brasileiro de Ocupação.
“Hoje como o cuidador é contratado pelo Código de ocupações, é contratado como um profissional doméstico, um empregado doméstico.”
Mesmo contratado nestas condições, o cuidador de idosos tem uma função específica que está focada no bem estar do idoso. Nesse sentido, o idoso precisa ser assistido, se alimentar, ser higienizado. E isso quem deve fazer é o cuidador.
“Muitos cuidadores não querem fazer as tarefas domésticas, mas é importante que na contratação, ele sente, converse e negocie exatamente o que a família espera dele. Existem os limites da atuação, mas eu sempre digo que o diálogo vai levar ao melhor caminho.”
A cuidadora de idosos Almiza Nunes de Oliveira, de 47 anos, relatou que, na experiência dela, o que gerava mais atrito era a interferência da família.
“Eles limitam o trabalho da gente. No sentido de darmos um conforto maior para o paciente, como por exemplo o passeio na parte da manhã, quando tem sol. Muito cuidado com o idoso, por parte da família, até atrapalha.”
O entendimento das atividades do cuidador de idosos é um dos aspectos tratados no curso gratuito de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”, que tem a parceria do vereador Gilberto Natalini (PV).
“O nosso gabinete abriu as portas da Câmara Municipal para realização deste curso, que já capacitou mais de 4000 pessoas. Nós ajudamos a divulgar e a alcançar o maior número de pessoas. O mundo está envelhecendo e o cuidador de idosos é indispensável para atender essas pessoas”, disse o vereador Natalini. 
Crédito: Site Câmara Municipal de São Paulo- www.camara.sp.gov.br
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *