Doenças cardíacas: perigo constante

Todo o corpo humano tem seu grau de funcionamento e importância para o cidadão ter uma saúde de qualidade. Mas, em especial, o sistema cardíaco é mestre nisso. É o responsável pelo bombeamento do sangue e circulação sanguínea para todo o resto. Se isto para, torna-se preocupante.


De acordo com o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem de infarto anualmente. Desse montante, 30% é fatal.
Segundo a Organização Pan – Americana de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do mundo. Em 2016, 17 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de problema cardíaco, como AVC’S ou ataques cardíacos.
Em boa parte dos casos, poderia ser evitado com a frequência correta em praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, fugindo também do consumo de drogas, cigarros e bebidas alcoólicas exageradamente. Seguindo este caminho, outro causador deste problema é o colesterol alto e hipertensão que, se não for controlada, pode chegar a ocorrer lesões na veia aorta, pelo coração ficar sobrecarregado.
Por isso que é imprescindível realizar exames regularmente para a sua prevenção, isso ajuda muito e evita de muitos casos futuros acontecerem. Fique atento a sintomas estranhos como falta de ar, cansaço exagerado, dores, queimação no peito e formigamentos no braço esquerdo. 
Um exame de sangue já pode indicar alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão relacionados aos fatores de risco. O eletrocardiograma também alerta para possíveis doenças coronárias.
Como médico primeiramente, me preocupo bastante com estas questões e faço o possível para haver políticas públicas de incentivo e conhecimento da saúde para a população da cidade de São Paulo.
A saúde é uma bandeira primordial no meu mandato desde quando me formei em 1975 e construí o voluntariado médico no Cangaíba há 43 anos. O cidadão merece uma saúde pública de qualidade!
Gilberto Natalini- Médico e Vereador PV/SP

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *