Gabinete Natalini participa da 3ª reunião do Plataforma Sinergia Rio Pinheiros

Marcelo Morgado, assessor de mieo ambiente do Ver. Natalini participou em 12/12 – quinta-feira, manhã, da reunião do projeto Plataforma Sinergia Rio Pinheiros, coordenado pela ONG WTI – World resources Institute e patrocinado pela Fundação Caterpillar.

IMG_5862

Houve apresentações do Banco Santander sobre seus projetos de prédios verdes e economia de eletricidade e da Assoc. Águas Claras do Rio Pinheiros sobre suas várias atividades, incluindo projetos para transformar as duas pontes desativadas (ferroviária do Jaguaré e rodoviária no Morumbi) em passarelas para pedestres e ciclistas.
Após debate, o grupo de cerca de 30 presentes foi dividido em duas salas para preparar propostas de projetos de atuação conjunta para mobilidade urbana sob dois enfoques: ações internas nos prédios (carona solidária, horário flexível, estímulo ao uso da bicicleta e compartilhamento de ônibus fretados) e de infraestrutura (passarelas, planejamento do uso dos recursos de cerca de R$ 500 milhões em certidões de diretrizes da CET em aberto para os pólos geradores de tráfego em soluções alternativas e sustentáveis.
Entendeu-se fundamental a criação de um comitê técnico no âmbito da SIURB para avaliar, priorizar e consolidar as diversas demandas de projetos em um conjunto harmônico e com sinergia. Além disso, se consensou ser importante trabalhar ao longo de 2014 em projetos locais de grande apelo, de caráter demonstrativo e que possam gerar impacto positivo significativo. Julgou-se a priori que as melhores opções são a conversão das duas pontes desativadas em passarelas e readequação viária de alças da ponte João Dias para permitir tráfego de bicicletas.
Marcelo Morgado colocou o Gabinete à disposição para realizar um ciclo de debate de cidade saudável sobre o tema e encaminhar PL para alterar a lei dos pólos geradores de tráfego. Recomendou ainda ao subgrupo da problemática intramuros, se debruçar sobre o tema candente da eficiência energética nos grandes edifícios de escritórios, tendo em vista a gravíssima ameaça da mudança climática global.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *