Instituto Ethos discute mudanças climáticas em Seminário Fórum do Clima

Na manhã desta 3ª feira (11/11), o Instituto Ethos realizou Seminário Balanço das Ações das Empresas do Fórum Clima – 2014, organizado pelo Instituto Ethos, no hotel Transamerica Plaza. O vereador Gilberto Natalini (PV) não pôde estar presente, mas foi representado por seus assessores Marcelo Morgado (Meio Ambiente) e Sergio Martins (Urbanismo).

Clima

O 1º painel discutiu “A Política Nacional sobre Mudança do Clima e o papel do Brasil em novo acordo climático global” com participação de representante da secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, do Mininistro de 1ª classe Everton Lucero- Chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores (negociador chefe nas COPs) e de Rodolfo Godinez Rosales- Diretor de Meio Ambiente da Direção Geral para Temas Globais da Secretaria de Relações Exteriores do México.
As apresentações e o debate deixaram patente que há retrocessos como o recrudescimento do desmatamento da Amazônia com estarrecedores 122% de aumento, só revelados após as eleições, o avanço do processo de sujar a matriz com termoelétricas e se privilegiar o transporte individual via carros com redução do IPI para automóveis por longo período.
No debate o assessor Morgado lembrou o papel de engajamento do Vereador Natalini em defesa de ações concretas e audaciosas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e promover conferências anuais sobre o tema. Ele questionou o fato do Brasil não estabelecer metas de redução de emissões em termos absolutos em relação a um ano base, como fizeram os países europeus e SP. Isso a despeito das vantagens competitivas de um país com os maiores recursos hídricos do mundo, ampla insolação solar e enorme costa, que permitiriam o Brasil estar bem mais adiantado em PCHs, aquecimento solar e energia fotovoltaica e geração eólica. Além disso a meta atual é de diminuir emissões em relação a uma projeção de crescimento da economia – PIB altamente inflada, o que a torna bem menos árdua de ser cumprida.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *