Lançado o filme Watermark que aponta caminhos para a crise hídrica

O Arq.Futuro, portal de arquitetura, design e paisagismo, promoveu na última 4ª feira (18/03), em conjunto com o Espaço de Cinema Itaú, uma pré-estreia do documentário Watermark – Marcas da Água do fotógrafo canadense Edward Burtynsk.

Morgado

 
A exibição gratuita para convidados foi dias antes do Dia Mundial da Água (22/03) e seguida de um debate do qual participaram: Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente do Vereador Gilberto Natalini (PV), Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água e Eduardo Muylaert, advogado e fotográfo, comentarista do Jornal da Cultura. A mediação ficou a cargo de Tomás Alvim do Arq.Futuro.
A película mostra imagens belíssimas para mostrar as ameaças sofridas pela água, o desperdício e poluição, em especial na China e EUA. O debate apontou a necessidade de além de ações emergenciais e melhoria da infraestrutura de abastecimento (transposições, reúso, uso racional, combate a perdas e maior reservação), cabe se implementar ações de longo prazo para preservar mananciais.
Sugeriu-se aos presentes divulgar a campanha pela criação de um parque nacional na Mantiqueira, na divisa entre SP e MG, que foi lançada pelo paneladepressao da rede MinhaSampa. Também se discutiu a relação com sua irmã gêmea, a crise energética e ser fundamental se abdicar do consumismo, que gera desperdício e embute grandes quantidade de água pela pegada hídrica de bens e serviços. Também se discutiu a oportunidade de novas legislações fomentando o reúso como o recém-aprovado PL 870/2013 e modificações no Código de Obras para se obrigar a adoção da medição individualizada, instalação de cisternas e caixas d’ água e a estocagem de água de chuva para várias aplicações não potáveis. O filme entra em cartaz dia 26/03.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *