Na Festa do Trabalhador, coleta de assinatura pelo SUS

Nesta quarta-feira, 01 de Maio, 200 voluntários de quatro centrais sindicais – Força, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT) aproveitam a Festa do Trabalhador, na Praça Campo de Bagatelli, para um mutirão de coleta de assinaturas em prol da aprovação dos 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).

fotos30-04e01-05-2013-010

O objetivo é colher adesão e encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular que propõe destinar 10% do orçamento federal para o setor. Pela Constituição, os municípios brasileiros devem destinar 15% de seus orçamentos, e os Estados, 12%. Já o governo federal não tem vinculação orçamentária para a saúde. Para que o PL prospere, é necessário coletar 1,4 milhão de assinaturas de eleitores do país. Até agora, há 1M250mil colhidas.

fotos30-04e01-05-2013-020

“A campanha é muito importante e representa a última instância para chegar ao número de assinaturas necessário”, diz o vereador Gilberto Natalini (PV), um dos líderes do movimento organizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) com apoio do setor saúde em nível nacional. “O SUS é o grande plano de saúde do povo brasileiro, uma conquista que está em vias de virar pó, principalmente por causa da omissão do Governo Federal”.
Ainda não foi contabilizado, mas a ideia é colher pelo menos 20 mil assinaturas, entre os mais de um milhão de trabalhadores que participam do já tradicional 1º de Maio da Praça Campo de Bagatelli.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *