Gilberto Natalini SP

Nesta quarta-feira, 01 de Maio, 200 voluntários de quatro centrais sindicais – Força, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT) aproveitam a Festa do Trabalhador, na Praça Campo de Bagatelli, para um mutirão de coleta de assinaturas em prol da aprovação dos 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).

fotos30-04e01-05-2013-010

O objetivo é colher adesão e encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular que propõe destinar 10% do orçamento federal para o setor. Pela Constituição, os municípios brasileiros devem destinar 15% de seus orçamentos, e os Estados, 12%. Já o governo federal não tem vinculação orçamentária para a saúde. Para que o PL prospere, é necessário coletar 1,4 milhão de assinaturas de eleitores do país. Até agora, há 1M250mil colhidas.

fotos30-04e01-05-2013-020

“A campanha é muito importante e representa a última instância para chegar ao número de assinaturas necessário”, diz o vereador Gilberto Natalini (PV), um dos líderes do movimento organizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) com apoio do setor saúde em nível nacional. “O SUS é o grande plano de saúde do povo brasileiro, uma conquista que está em vias de virar pó, principalmente por causa da omissão do Governo Federal”.
Ainda não foi contabilizado, mas a ideia é colher pelo menos 20 mil assinaturas, entre os mais de um milhão de trabalhadores que participam do já tradicional 1º de Maio da Praça Campo de Bagatelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *