Natalini em defesa da Igreja de São Francisco

O vereador Gilberto Natalini (PV) reuniu-se com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Cultura e com o guardião do Santuário de São Francisco Frei Mário Luiz Tagliari e o pároco da Igreja de São Francisco Frei Alvaci Mendes da Luz, para tratar sobre as medidas de proteção deste importante patrimônio cultural e histórico.


Os frades franciscanos chegaram em São Paulo no ano de 1639 e se instalaram originalmente onde hoje se localiza a Igreja de Santo Antônio na praça do Patriarca. Pouco tempo depois, receberam como doação um terreno localizado numa das bordas da colina onde foi fundada a vila de São Paulo de Piratininga.
Neste local, no atual largo de São Francisco, construíram o seu convento, inaugurado em 17 de setembro de 1647.
A igreja conventual foi modificada a partir de meados do século XVIII, o que lhe conferiu a atual forma barroca. Destacam-se as “estrelas” do coro e os móveis da sacristia talhados em madeira de jacarandá. Nos finais do século XIX (1880) a igreja e convento anexo foram muito danificados num incêndio. Nessa época instalou-se no altar-mor um novo retábulo, trazido da Alemanha. O teto curvo de madeira da nave tem pinturas sobre a vida de São Francisco, datadas de 1953, refeitas a partir das destruídas em 1880.
Atualmente os franciscanos mantem nesta igreja diversas pastorais, atendimento de confissões e missas diariamente, bem como, um grande trabalho social junto aos mais pobres e abandonados da cidade de São Paulo.
O vereador Natalini destina boa parte de seu mandato à luta da preservação da cultura e da história na cidade e destinará verba oriunda de emenda parlamentar para as medidas de proteção desta importante igreja e santuário.
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *