Natalini vota contra Zoneamento: essa lei é assassina das áreas verdes de SP

A reunião de trabalho da CPI de Compensação Ambiental, realizada na quinta-feira (12), ouviu membros do DEPAVE, da USP e da Dersa. O vereador Gilberto Natalini (PV), relator da CPI, lamentou que nem todos os vereadores comparecem como membros da CPI e que estes “deveriam não ocupar cadeira de outros parlamentares caso não tenham condições de agenda e solicitar sua substituição”. Segundo o vereador o assunto sobre Compensação Ambiental merece atenção, fiscalização e participação de todos aqueles que têm interesse pelas áreas verdes da cidade.

CiQ0jTvW0AADX7p
Para Luciana Schwandner Ferreira, doutoranda da USP, existe um conflito entre a vegetação existente na cidade de São Paulo e a ocupação imobiliária pretendida. No entender da arquiteta, “existem mais medidas punitivas por corte de árvores que um efetivo incentivo para o plantio”. Segundo ela, “a legislação de Compensação Ambiental vigente não compensa os serviços ambientais em sua totalidade, cobrindo apenas parcialmente as necessidades de vegetação do município”.

Luciana

Preocupado com a devastação no Parque dos Búfalos, o vereador Natalini informou que naquele local as nascentes não são protegidas: “o que está ocorrendo ali é crime ambiental cometido pelos governos federal, estadual e municipal”. Natalini informou que votou contra o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento “que atacam de modo mortal as áreas verdes de São Paulo colocando concreto/construções”.
Já Jefferson Steinberg, coordenador do DEPAVE – 4 / Divisão de Proteção e Avaliação Ambiental, “os grandes empreendedores preferem livrar-se da Compensação Ambiental entregando mudas a plantar no lugar das construções e isso vale tanto para empreendimentos públicos ou privados”.

Jefferson

O impacto causado pela perda de vegetação urbana na cidade de São Paulo é, segundo Luciana Schwandner Ferreira, extremamente prejudicial. “São Paulo é ocupada por empreendimentos/construções de espigões, entre outros, como se não houvesse árvores/ vegetação”.
Para o relator da CPI da Compensação Ambiental, vereador Gilberto Natalini, o Rodoanel/ trecho Norte “causou um estrago imenso no entorno do parque estadual da Cantareira com assoreamento em 18 nascentes e uma área afetada de 1 milhão de m²”. Segundo o gerente de Gestão Ambiental da Dersa, Marcelo Arreguy Barbosa a Compensação Ambiental no local será realizada com o plantio de “grande número de árvores”.

marcelo

Ao término da reunião, o relator, Gilberto Natalini solicitou ao engenheiro da Dersa uma visita nas áreas de Compensação Ambiental no Rodoanel Norte”. O vereador quer ver, de perto, se realmente, está havendo a devida Compensação Ambiental no local.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *