Reunião na ALESP fecha proposta para criação de Frente Parlamentar Ambientalista na Região Metropolitana de São Paulo

Trinta representantes de câmaras e prefeituras de 13 municípios da Região Metropolitana de São Paulo se reuniram em 19/08 no Salão Nobre da Assembléia Legislativa, convidados pelo Vereador Gilberto Natalini – Câmara Municipal de S. Paulo; Deputado Estadual Beto Tricoli – presidente da Frente Ambientalista Estadual; Leda Aschermann – Secretária de Meio Ambiente de Itapecerica da Serra e Jussara de Lima Carvalho – Secretária de Meio Ambiente de Sorocaba e presidente da seção SP da ANAMMA – Assoc. Nac. dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente.

DSCN5779

O objetivo foi discutir a criação de uma frente ambiental, congregando vereadores dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e eventualmente também incluindo os secretários municipais de meio ambiente.
O movimento de formação de frentes parlamentares ambientalistas multipartidárias vem crescendo em todo país e a SOS Mata Atlântica, através de seu diretor de mobilização, Mário Mantovani, vem disseminando a ideia e se esforçando para engajar os vereadores, deputados e senadores. As frentes servem como fóruns de intercâmbio para articular a atuação conjunta em prol do desenvolvimento sustentável e de legislação adequada e pró-ativa.
Em S. Paulo já foi organizada a frente estadual na ALESP e há poucos dias montou-se a 1ª frente de vereadores, na região Sorocabana, que já logrou adesão de 120 vereadores de todos 37 municípios. Ao final de uma rodada de debates, deliberou-se constituir uma comissão pró-criação da frente, congregando os vereadores e ao mesmo tempo fortalecendo a participação dos secretários de meio ambiente na ANAMMA. Além disso, consensou-se buscar o aumento da integração de vereadores e secretários em favor do meio ambiente e da qualidade de vida.
O Vereador Natalini ofereceu aproveitar a ampla estrutura da 12ª Conferência de Produção mais Limpa e de Mudanças Climáticas e lançar a Frente da RMSP oficialmente em 04 de outubro, de modo a ter-se representação da mesma na reunião nacional das frentes prevista para novembro.
Ao final acertou-se que os 6 vereadores presentes, respectivas assessorias, os secretários e diretores de meio ambiente participantes e o Deputado Tricoli trabalharão intensamente para arregimentar representações dos demais 26 municípios da RMSP para que na próxima reunião, em 15/08, possa se consolidar o movimento.
Em paralelo estará se preparando uma minuta de estatuto para circular acolhendo sugestões. Dentre outros temas abordados se discutiu a necessidade de assesgurar assento permanente da ANAMMA no Consema, que já conta com cadeira cativa no Conama e a premência em se melhorar o transporte público urbano cuja gestão e qualidade deficientes vem motivando manifestações em todo país.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *