A situação do Parque do Lago foi tema da conversa entre o vereador Gilberto Natalini (PV) e a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena na semana passada. Natalini, acompanhado do assessor de meio ambiente, engenheiro Marcelo Morgado, apresentaram demandas relativas a questões sanitárias e ambientais de vários pontos da capital à presidente da Sabesp, em reunião na semana passada.
Entre elas o problema de refluxo de esgoto do bairro do Parque do Lago, na região do M’Boi Mirim. A questão foi relatada por moradores ao vereador Natalini durante visita à comunidade.
Em resposta à demanda do vereador, a Sabesp enviou nesta semana equipe de profissionais para vistoriar problemas do bairro do Parque do Lago como entupimento de redes de esgotos; necessidade de reposição de asfalto; desobstrução das redes de esgoto; verificação das bombas que levam água à parte alta da Rua Pirarucus e conservação das nascentes de água do local.
Os moradores e líderes comunitários Odair José Luciano, engenheiro aposentado e Davi Isidoro, Presidente da Associação de Moradores do Parque do Lago receberam, durante a vistoria no bairro na quarta-feira, 27 de novembro, o assessor do gabinete, arquiteto Sérgio Martins e os técnicos da Sabesp engenheiro Marcel Sanches, assessora de relacionamento com a comunidade Marta Amélia Campos e os encarregados Aurildo Xavier, Carlos Moura e Francisco Gonçalves.
A Sabesp enviou ao gabinete do vereador Natalini na tarde de quinta-feira, 28 de novembro, documento com propostas de ações e intervenções necessárias para melhoria operacional da bacia da Estação Elevatório de Esgoto (EEE) Parque do Lago como por exemplo:
– as adequações na EEE com a instalação dos equipamentos para a efetiva operação do sistema de bombeamento dos efluentes, oferecendo a total drenagem da bacia;
– Manutenção dos dois poços de visitas, a montante da EEE Parque do Lago, situados na Av. Carlos Marchais, que estão assoreados devido ao volume de efluentes transportados até a chegada da Estação Pq. Do Lago;
– Implantação da rede coletora situada na parte interna do Parque M’Boi Mirim, onde a rede existente que apresenta problema de operação devido a pouca declividade e infiltração nas manilhas;
– Efetuar as ligações domiciliares de esgotos dos imóveis situados no final das Ruas Afeganistão, Peloponeso, Vareirinha e da Estrada do M’Boi Mirim – aproximadamente 300 ligações.
Segundo a Sabesp, todas as ações efetuadas estão sendo acompanhadas pelos representantes da comunidade em reuniões, com a participação de vários órgãos públicos e sociedade civil.
A Sabesp já está no bairro com a equipe trabalhando na solução do problema.