Saúde de qualidade para a população é também obrigação do governo federal

Na noite desta 2ª feira (24/11), entidades de saúde reuniram-se na sede da Associação Paulista de Medicina- APM,para criar um Fórum pela saúde em São Paulo. Estiveram presentes o Vereador Gilberto Natalini, Dr. Sinval Malheiros- Deputado Federal recém eleito, entidades como Fecomércio, FIESP e OAB, sindicatos como SIEMACO e Nova Central, além de diversas entidades de saúde e representantes populares. O evento foi organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), com apoio do CREMESP e do vereador Gilberto Natalini.

saude2

 
A ideia é retomar o Movimento Saúde+10 e lutar juntos pelos 10% da verba federal para o SUS. O Movimento em Defesa da Saúde Pública Saúde Mais 10 é fruto de um grande trabalho de diversas entidades que, há vários anos, apontava a necessidade de priorização da saúde através de mais recursos. Na época o debate estava centrado na regulamentação da Emenda 29. A regulamentação da emenda frustrou a todos, pois não priorizou o financiamento da saúde. As entidades e movimentos sociais que atuam em defesa da Saúde Pública caíram em campo na defesa de mais recursos, chegando ao consenso de que, para garanti-los seria necessário alterar a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 através de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. O objetivo era coletar 1,5 milhões de assinaturas para levar à Câmara Federal um projeto que assegurasse o repasse efetivo de 10% das receitas brutas da União para o Sistema Único de Saúde. Foram coletadas 2,2 milhões de assinaturas, mas infelizmente o projeto de lei está engavetado no Congresso Nacional.

saude1

 
“Os Estados e principalmente as prefeituras estão fazendo milagre, tem prefeitura colocando até 37% da sua verba na saúde, mas não dão conta da demanda. Sem os 10% federal, a saúde nunca será de qualidade.”, disse Natalini.

saude

 
A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 26/01, às 20h, na sede da APM.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *