[22/05/2008 10:57:44] 7

7ª Conferência Produção Mais Limpa analisa as vantagens do etanol em São Paulo
Evento idealizado pelo vereador Gilberto Natalini ocorreu no dia 21 de maio e reuniu diversos setores da sociedade para debater a produção mais limpa

A sétima edição da Conferência Municipal de Produção Mais Limpa (P+L) reuniu, na quarta-feira, 21 de maio, especialistas e representantes de empresas, da administração pública, do terceiro setor e da sociedade civil para debater o tema "O Etanol e a Cidade de São Paulo: Suas Perspectivas e Oportunidades".

O evento, que desde 2002 debate temas dentro do conceito de produção mais limpa estabelecido pela ONU, aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi e contou com presenças ilustres. Além do vereador Gilberto Natalini, idealizador da Conferência, estiveram presentes o prefeito Gilberto Kassab, o secretário de Esportes Walter Feldman, o secretário de Meio Ambiente Eduardo Jorge, o secretário estadual do Trabalho e Emprego Afif Domingos e o médico graduado e professor pela USP Paulo Saldiva, cuja especialidade são as doenças respiratórias.

A escolha do etanol como tema para a sétima edição da Conferência P+L é pertinente: no começo do ano, a frota da cidade de São Paulo atingiu a marca de seis milhões de veículos – responsáveis por uma emissão anual de 70,6 mil toneladas de monóxido de carbono -, ao passo que, no Brasil, apenas 40% dos automóveis são movidos a álcool. Em um momento que muito se fala sobre aquecimento global e produção de biodiesel, o etanol apresenta-se como uma solução muito viável para a economia brasileira.

Prefeito Kassab abre a Conferência P + L apresentando as experiências já adotadas em São Paulo, relativas ao uso de biodiesel em ônibus coletivos.

crédito da foto: Luiz Guadagnoli/Secom

Seguindo esse gancho, o prefeito Kassab abriu a Conferência abordando experiências já em curso na cidade, que têm por finalidade reduzir a emissão de poluentes por ônibus coletivos. O etanol como combustível para esses veículos está em fase de testes, que deverão traçar as vantagens do biodiesel e os custos para uma implantação em maior escala. "Diversas cidades do mundo já fazem uso de energias alternativas não poluentes", ilustrou Kassab.

O prefeito ainda citou o programa de inspeção de ônibus fretados e municipais e dos veículos particulares, já obrigatório para os 350 mil veículos paulistanos a diesel, e a produção de energia elétrica a partir de gases emitidos em aterros sanitários.

crédito da foto: Luiz Guadagnoli/Secom

Ao lado do prefeito Kassab e do secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, o vereador Gilberto Natalini acompanha a sétima edição da Conferência P + L, idealizada por ele em 2002.

Ao final do evento, a Comissão Organizadora elaborou uma Carta Compromisso, em que enumera medidas a serem tomadas. Entre elas, está o plantio de mudas a fim de neutralizar a emissão de gases provocada pelas atividades da Conferência e a ampliação de debates em torno do uso do etanol sob vertentes econômicas, sociais e ambientais.

Finalizando, a carta invoca a união dos paulistanos por uma cidade mais responsável e por gerações mais saudáveis, a fim de que todos cumpram seus papéis de agentes de mudanças, não apenas climáticas.

About natalini