O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) foi procurado por lideranças com atuação na área da saúde, particularmente nas ações voltadas aos jovens e adolescentes, informando sobre a desativação da Casa do Adolescente do M’Boi Mirim, localizada no Clube da Turma, Estância Tangará, na zona sul da capital.
A Casa do Adolescente de M’Boi Mirim surgiu no ano de 2005, a partir de um projeto em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde. A Casa do Adolescente criada a partir do Programa Saúde do Adolescente, tendo como objetivo desenvolver atenção integral à saúde, por meio de atividades como grupos e oficinas com temas ligados à DST / AIDS / Sexualidade, entre outros, tem apresentado um trabalho de relevância, principalmente no que tange as vulnerabilidades desse universo.
Para tanto, a Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes composta por serviços que trabalham com crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social nas regiões situadas na zona sul da cidade oferecendo atendimento integral a quem tem entre 10 e 20 anos de idade.
Dessa maneira as informações sobre o esvaziamento e conseqüente desativação da Casa do Adolescente do M’Boi Mirim, foi uma surpresa. Considerando os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos naquele local.
O vereador Gilberto Natalini, por meio de Requerimento e Ofício, solicitou explicações à Secretaria Municipal da Saúde, que em resposta informou que “o atendimento na Casa do Adolescente vem sendo muito comprometido devido à escassez de quadros de recursos humanos. Considerando o nosso quadro atual de servidores, não temos como preencher essas vagas, o que dificulta a manutenção desse serviço”, completou a Secretaria.