Novo ministro do Meio Ambiente discute planos na FIESP

O novo ministro de meio ambiente, Sarney Filho, deputado federal pelo PV/MA, apresentou, em 18/10, na FIESP, os rumos que pretende imprimir a frente do Ministério. Estavam presentes também a nova diretora do Ibama, Suely Araújo e o coord. de biodiversidade e floresta do MMA, José Pedro de Oliveira Costa, ex-sec. est. de meio ambiente, ex-assessor da SMA.

IMG_20161018_120034216

A plenária foi presidida pelo pres. da entidade, Paulo Skaf. Hoube debate após a rápida palestra do ministro, em que ressaltou a importância de se preservar a Amazônia no contexto do regime hídrico brasileiro e continental, pois é a floresta que promove a vinda dos “rios voadores” que carreiam a umidade que faz chover no Centro-Sul.
O vereador Gilberto Natalini foi representado por seu assessor de meio ambiente, Marcelo Morgado, que levantou duas questões no debate: 1) a oportunidade de se criar no âmbito do MMA uma agenda transversal de economia circular para o Brasil; 2) a sugestão de se criar um parque nacional na divisa entre SP e MG na Mantiqueira para preservar as bacias de drenagem dos tributários das represas do sistema Cantareira, o principal da RMSP.
O min. Sarney Fº falou sobre os esforços pela implantatação da logística reversa, conforme os ditames da PNRS e o sec. José Pedro comentou sobre as grandes dificuldades em se criar UCs na Mantiqueira, pela forte rejeição dos proprietários de terras (isso a despeito de muita área estar subaproveitada em pastagens degradadas para gado leiteiro e muitos terrenos serem bastante íngremes!). Ele citou a experiência de Extrema – MG com o pagamento de serviços ambientais e disse acreditar que a criação de um monumento natural encontre menor resistência.
O vereador Natalini propôs a criação do parque via ofício 5973/2014 à antecessora do ministro, entregando pessoalmente a ela durante a COP21 e reenviando ao atual ministro. Também foi criada uma campanha pela Internet no portal Panela de Pressão e recomendamos a todos subscrever: Vamos salvar nossa água. Parque Nacional da Cantareira já!

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.