O vereador Gilberto Natalini (PV), autor da lei do Envelhecimento Ativo, visitou na manhã desta 5ª feira (12/03), a República de Idosos da Reciclázaro.
A coragem de abraçar novos desafios e a convicção de que era preciso promover uma alternativa de moradia autônoma com segurança para que pessoas idosas, fez com que a Reciclázaro em parceria com Cáritas Alemã e a própria população envolvida, criasse, em 2007, a primeira República para pessoas com mais de sessenta anos em situação de rua, na cidade de São Paulo.
A República Tatuapé é uma casa para um grupo de 10 pessoas. Trata-se de uma alternativa de moradia autônoma com segurança para idosos do sexo masculino. É um projeto diretamente vinculado à Casa de Simeão, pois os moradores que a integram residiram naquele abrigo apresentando vontade de morar em um espaço menor, porém não sozinhos.
Todos eles foram moradores de rua, e morando na República respondem por sua administração, compartilhando tarefas comuns como o preparo de alimentos, a limpeza e os gastos para manter a casa.
A condição para participar é que tenham mais de 60 anos, sem grau de parentesco e acesso a uma renda mínima de um salário mínimo mensal.
Esta experiência tem proporcionado aos moradores uma maior integração social e sua participação efetiva na comunidade, favorecendo a interação com outras pessoas e ampliando as redes subjetivas e os fatores de proteção de cada um deles.
“Esse tipo de projeto é extremamente importante, pois dá autonomia para os idosos, além da satisfação de poder bancar a sua estadia e conviver com outras pessoas da mesma faixa etária. Eles tem orgulho de morar na República. Vamos trabalhar para avançar com esse projeto na cidade de SP”, disse Natalini.