Um parque para a Lapa

Um parque para a Lapa

Até dois anos atrás, a população da Lapa padecia com os problemas da Usina de Compostagem de Vila Leopoldina. Além do mau cheiro e entulho que provocavam transtornos, o lençol freático chegou a ser contaminado.

Em 2004, graças a uma ampla mobilização popular, a usina finalmente cerrou suas portas. No local construiremos um parque que proponho, através de Projeto de Lei, seja em memória ao sertanista Orlando Vilas Bôas.

A Lapa nasceu como um dos pólos industriais da cidade. Antes ainda, foi rota de passagem de Anchieta e dos desbravadores do nosso interior. Hoje, ostenta ótimos Índices de Desenvolvimento Humano, com taxas de emprego maiores que a média municipal e renda mensal per capita de 900 reais. Ali vive a família de Orlando Vilas Bôas. Estamos acompanhando de perto a analise do passivo ambiental do terreno. O grau de contaminação do solo determinará o manejo ou não de terras. Mais que lazer, a idéia é valorizar o entorno de Vila Leopoldina e oferecer mais qualidade de vida aos moradores.

O memorial aos irmãos Vilas Bôas, que defenderam a preservação da cultura indígena, terá objetos pessoais e escritos relatando a trajetória de vida desses brasileiros. Num país onde a ética e a dignidade estão em xeque, preservar a memória de homens que lutaram pela cidadania é passo significativo para uma tão sonhada mudança de rumos. Transformar espaços antes destinados ao lixo em locais de lazer, graças a união entre população e poder público, é uma prova de que estamos no caminho certo.

About natalini